Perguntas Frequentes

O que é Consórcio?

O consórcio é um sistema de compra parcelada e programada no qual um grupo de pessoas que desejam comprar um carro, moto ou caminhão, novo ou usado, nacional ou importado, se unem para pagar o valor do bem desejado em até 100 meses, com a possibilidade de reduzir o prazo quando quiserem.

A credibilidade do Itaú garante a administração dessas parcelas e a liberação correta dos créditos. E não há pagamento de juros e nem taxa de adesão.

Na hora de contratar, não precisa apresentar nenhum documento ou comprovante de renda. Durante o seu plano, você é contemplado com uma carta de crédito, via sorteio mensal ou por lance. Isso significa dinheiro disponível para comprar seu veículo a vista, o que torna sua negociação com o vendedor mais vantajosa.

Como funciona o Lance?

Você pode oferecer um lance mínimo igual a uma das parcelas. O lance vencedor é o de maior percentual em relação ao valor do consórcio mais as taxas oferecidas no grupo. Todo mês você pode ofertar o seu lance via Itaú 30 horas na internet, telefone, caixas eletrônicos e central 0800.603.8090.. Veja abaixo os tipos de lances possíveis:

 

• Lance com recursos próprios.

• Lances com até 30% dos recursos do consórcio (lance embutido).

• Qualquer combinação entre as opções acima.

 

Ao ofertar um lance, você pode optar por reduzir parcelas futuras ou o prazo do consórcio. Caso seu lance seja o vencedor, você tem a comodidade de receber o código do seu boleto via SMS.

Como funciona o Sorteio?

O sorteio do consórcio é mensal via sorteio da loteria federal. Todos os consorciados com pagamento em dia, e que ainda não foram contemplados, concorrem. Na contemplação por sorteio você receberá um aviso por correspondência ou por SMS, se preferir. O resultado pode ser conferido 2 horas após a assembleia pelo Itaú 30 horas na internet, nos caixas eletrônicos ou pela central do consórcio fone: 0800.603.8090, e também é divulgado no demonstrativo mensal. Você ainda pode usar o Itaú 30 horas e o telefone caso queira solicitar a exclusão ou reinclusão nos sorteios.

O que é contemplação?

Contemplação é o direito do cliente de utilizar o crédito contratado para aquisição do bem especificado em contrato ou outro bem com valor igual ou semelhante.

Como ocorre a contemplação?

Por sorteio ou lance.

Tem reajuste?

O valor da carta de crédito é atualizado de acordo com a tabela do fabricante, o que garante seu poder de compra.

Consórcio tem juros?

Não, somente uma taxa administrativa em média 2,4% ao ano e mais fundo de reserva, o que garante a entrega dos bens em caso de inadimplência.

Sou obrigado a comprar o carro que esta no contrato?

Não, no Itaú você tem liberdade para comprar um carro da marca e modelo que preferir, nacional, importado, novo ou usado com até 8 anos de uso.

Caso não consiga mais pagar, o valor das parcelas, antes da contemplação, terei meu nome negativado?

Até ter o seu veículo você é um poupador. Ou seja, se não conseguir quitar as parcelas, seu nome não será incluído em cadastros de inadimplentes.

Fiquei impossibilitado de pagar as parcelas, e agora? perco meu dinheiro?

De forma alguma. O cliente que desistir do consórcio continuará participando das assembléias mensais e receberá valor pago corrigido quando a cota for sorteada, somente será descontada a taxa administrativa durante o período em que participou do consórcio.

Quando ocorre o sorteio?

Mensal, via loteria federal. Todos os consorciados com pagamento em dia, e que ainda não foram contemplados, concorrem.

Se você for sorteado, recebe um aviso por correspondência ou por SMS, se preferir. O resultado pode ser conferido 2 horas após a assembleia pelo Itaú 30 horas na internet, nos caixas eletrônicos ou por telefone 0800.603.8090, e também é divulgado no demonstrativo mensal. Você ainda pode usar o Itaú 30 horas e o telefone caso queira solicitar a exclusão ou reinclusão nos sorteios.

Como faço para ofertar um lance?

Você pode oferecer um lance mínimo igual a uma das parcelas. O lance vencedor é o de maior percentual em relação ao valor do consórcio mais as taxas oferecidas no grupo. Todo mês você pode ofertar o seu lance pelo Itaú 30 horas, internet através de sua senha de consórcio, caixas eletrônicos e central 0800.603.8090. Veja abaixo os tipos de lances possíveis:
• Lance com recursos próprios.
• Lance com até 30% dos recursos do consórcio (lance embutido).
• Combinação entre os lances acima.
Ao ofertar um lance, você pode optar por reduzir parcelas futuras ou o prazo do consórcio. Caso seu lance seja o vencedor, você tem a comodidade de receber o código do boleto via SMS.

Quando devo utilizar o lance embutido?

O lance embutido é opcional, sua utilização é aconselhada para aumentar seu percentual de lance.

Que felicidade, fui contemplado, quero comprar meu veículo, o que devo fazer?

Após ser contemplado, você pode usar o valor do seu crédito na hora que desejar e tem a liberdade de escolher um veículo de valor e modelo diferentes do indicado no contrato de adesão, veja:

Valor do veículo superior ao crédito: você deve completar o valor do carro com recursos próprios.
Valor do veículo inferior ao crédito: você pode usar até 10% do seu crédito para pagar seguros e documentos do carro, ou reduzir prazo e parcelas futuras. Se já tiver quitado todas as parcelas, o valor restante volta para você.

Se não quiser usar seu crédito na hora, sem problemas. O valor fica rendendo para ser usado quando você desejar.

Posso transferir meu consórcio?

Sim, a qualquer momento, antes e depois da contemplação.

Porque devo escolher o Itaú para administrar meu consórcio?

Pela credibilidade, garantia, solidez que somente um Banco como o Itaú poderá proporcionar ao seu cliente. Milhares de opções de grupos novos ou em andamento, atendimento personalizado, facilidade e agilidade na contratação via chat, formulário no site ou fone 0800.603.8090, onde seu consultor o auxiliará com informações precisas e reais e o melhor, sem precisar sair de casa ou do trabalho.